quinta-feira, maio 10, 2012


NÃO ACEITE UMA VIDA DE DERROTA
(Texto Gil Santos)

Não permita que as dificuldades da vida reduzam você a uma existência medíocre. Enfrente-as com a convicção de um vencedor.

     Deus nos ama e nos fez para sua glória. “Para minha glória Eu os criei, Eu os formei, Eu os fiz” (Isaias 43:7). Ele é glorificado quando nós somos bem sucedidos em todos os nossos empreendimentos dignos de serem realizados. Não fomos, portanto criados por Ele para vivermos no desânimo nem no fracasso, nem sermos vitimas das frustrações e aflições deste mundo, mas para nos posicionarmos acima delas e sermos vitoriosos como Cristo nosso Senhor foi e é: “Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem, Eu venci o mundo.” (João 16:33b).  Cristo nos convida a busca-lo como nosso ajudante, "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."(Mateus 11;28-30) 

     Diante dos desafios é necessário manter-se firme na certeza de que Deus está conosco. Ele mesmo nos manda ser decididamente dedicados a enfrentar nossos medos e desafios “Sou Eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto não tenha medo e não se acovarde, porque Eu Javé seu Deus estou contigo aonde quer que você vá.” (Josué 1:9).
     Em todos os sentidos o segredo é estar unido a Cristo, confiante no amor do Pai e na ação do Espírito Santo. Jesus disse: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada’. João 14:23.  
     Devemos nos lembrar de que nada é difícil demais para nosso Deus. E que se temos uma convicção forte de que com a ajuda d’Ele, e nossas habilidades e ações podemos vencer, venceremos.  Isso nos dá aquela mesma  convicção de  São Paulo que afirmava “Deus está a nosso favor, e assim quem poderia ter poder contra nós? Ele não poupou o seu próprio filho, antes, o entregou por nós, como não nos dará também todas as coisas junto com seu filho Jesus?...quem nos poderá separar do amor de Cristo? A tribulação, a fome, a nudez, o perigo, a espada?...Diante de todas estas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.” (Confira Romanos 8:31-37). Veja o caso de Davi enfrentando o gigante filisteu Golias (confira I Samuel 17;1-58). A convicção e fé de Davi em Deus e em suas próprias capacidades de vencer, foram decisivas.

     Desenvolver uma nova convicção de valores pautadas na fé de que  “Podemos enfrentar tudo com a ajuda de Cristo que nos fortalece” ( Filipenses 4:13),e agirmos nesta fé e certeza  requer uma nova maneira de pensar, desvinculada das ideologias derrotistas do mundo, muitas vezes contrárias ao plano de Deus. É necessário portanto “Não mais se moldar às estruturas deste mundo, mas transformar a nós mesmos por meio de uma nova maneira de pensar, de modo a buscar entender e agir dentro da vontade de Deus, daquilo que é bom, agradável a Ele,  e o que é perfeito” (Confira Romanos 12:2). Significa portanto agir com uma  fé indissolúvel no amor e poder do Pai atuando em nossa vida.  Cristo nos faz uma promessa de plenitude “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10;10) porque Ele deseja que sejamos plenamente felizes, realizados, forte e vencedores. Quer que vivamos em plenitude de graça diante do mundo, com  paz e a certeza de que Ele nos ama, e que o seu amor nos conduz e essa união com o amor perfeito do Pai lança fora todo o medo (Confira 1 João 4;18).  Quando estamos convictos de que “O Senhor está comigo, eu nada temo. O que poderá fazer o homem?” (Hereus 13:6), nada parece nos assombrar. Ou mesmo que assombrem, mesmo assim o desejo de vencer e sobrepujar os desafios serão mais fortes que a dúvida.  


Portanto, ouse enfrentar seus temores. Lembrando sempre que CORAGEM não significa necessariamente ausência de medo, mas sim a disposição de fazer e enfrentar com inteligência e determinação aquilo que é preciso ser feito ou enfrentado, mesmo estando com medo.

 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
           Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. (Isaías 41; 10.13)



Algumas sugestões de ações positivas:
Ø  Pense e aja de forma confiante. Com a determinação de que vai vencer. Ponha sua vitória nas mãos do  Senhor e aja. O segredo é crer e agir simultaneamente.

Ø  Estabeleça metas por escrito do que deseja ver resolvido ou realizado. Seja realista, mas ousadamente determinado. Se seu objetivo é algo digno de ser alcançado não há porque achar que não deva ser realizado. Lembre-se que Deus é glorificado quando você é bem sucedido, e que Ele mesmo deseja sua vitória.  Se você estiver unido a Ele, em obediência e em oração as benções virão naturalmente em resposta suas ações. (Veja Salmo 1).

Ø  Forme um quadro mental de você mesmo como já tendo conseguido realizar  o que pretende. Veja-se orando a Deus agradecendo por sua vitória.  (Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado. (São Marcos 11,24))

Ø  Procure falar sempre em termos positivos de fé em confiança na providencia divina. Vá regularmente à missa. Faça suas orações todos os dias. Procure ouvir boas musicas e mensagens cristãs, assita programas católicos nas rádios e TV. Leia a bíblia e bons livros cristãos  e motivacionais. Participe de algum grupo da igreja em sua comunidade. Assim você estará reforçando sua fé e união com o Pai e a comunidade cristã.

Ø  Evite conversas torpes, negativas. Cultive amigos positivos, cristãos e moralmente corretos.  Aprenda a relaxar mais. Sorrir mais. Seja responsável sempre, mas não leve a vida tão a serio. Sorria mais, ouça boas músicas, saia e converse um pouco, faça novas amizades,viaje,  faça algum curso que gostaria de fazer há tempos, preferencialmente por diversão. Aprecie sua vida, aceite-se, ame-se. Perdoe-se. Ande de pés descalços sobre a grama, coma algo gostoso, dê-se um presente. Presenteei alguém que você ama.
Creia em Deus acima de tudo, e com toda sinceridade, creia em si mesmo.




“Em tudo que você fizer acredite em si mesmo; porque isso também é observar os mandamentos.” (Eclesiastico 32;23)